Autocontrole: Como ter em tempos de crises?

23/03/2022

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Você sabe o que autocontrole? Autocontrole trata-se da capacidade de transformar o ambiente de trabalho em um lugar de confiança entre os colegas de empresa.

Desta forma, ajuda a gerenciar melhor crises do trabalho, tendo controle de reações explosivas, facilidade para se adaptar às mudanças e dizer não atitudes negativas.

Além disso, é uma habilidade que está presente na inteligência emocional, contribuindo na vida das pessoas como influenciador do direto no ambiente corporativo, que ela se encontra inserida. Por isso, vamos te dar algumas dicas essenciais para colocar em prática no seu dia a dia.

1. Saia fora da caixinha 

Algo muito importante em uma rotina de trabalho, é que devemos sempre enxergar as situações de maneira mais ampla possível. Para solucionar problemas e ter em mente o objetivo final de qualquer projeto que for realizar.

Mas como enxergar além do que vejo? A diferença está no planejamento do projeto ou atividade que irá fazer dentro da empresa que atua. Provavelmente, você precisará de ajuda dos demais colaboradores e colocar na cabeça deles a importância do que estão fazendo.

Por isso, é necessário estar preparado para situações de adversidades no ambiente de trabalho. Sendo assim, ter autocontrole se torna primordial para administrar melhor esses momentos de pressão corporativa, por parte da liderança.

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É possível ter autocontrole em tempos de crises sim!

2. Durma bem

Sabia que dormir bem, é fundamental para seu desempenho no trabalho, pois, será refletido na sua produtividade e comportando profissional perante os seus colegas de trabalho.

Quando descansamos bem a probabilidade de ficarmos irritado com alguma situação diminui, consideravelmente, onde acaba gerando mais paciência para com as pessoas a sua volta.

Pessoas que possuem uma rotina de trabalhar exaustiva, apresentam um nível de estresse alto.

Por isso, procure dormir de seis a oito horas por dia, será importante para o autocontrole das emoções.

3. Autocontrole? Relaxe

Em uma situação de conhecimento popular sobre autocontrole, diz respeito a ter controle dos impulsos, resistir a desejos e colocar em prática os objetivos profissionais diariamente para ter sucesso.

No entanto, as pessoas se sabotam quando tentam tomar decisões assertivas ao se preparar somente para situações de ação e não pensam em um momento para relaxar ou lazer para aproveitar.

Agora, se você deseja ter um sucesso nas tarefas que se dispõe a realizar, pense também em momentos para descansar, às vezes, precisamos desligar um pouco para voltar com mais energia.

4. Faça exercícios para o autocontrole

Sabia que praticar exercícios físicos te ajuda ter autocontrole em momentos de nervosismo? Pessoas que possuem o hábito de fazer alongamentos ou correr tem mais disposição.

Por isso, nunca use a desculpa que não tem para fazer exercícios físicos, pois, eles são muitos importantes em nosso dia a dia para ambiente tão agitado como o corporativo.

5. Conheça a si mesmo

Conhecer a si mesmo é determinante para o autocontrole das emoções, pois, são capacidades da inteligência emocional, que nos ajudam a ter controle dos nossos impulsos, depois de um dia estressante de trabalho.

Uma situação comum presente no ambiente corporativo, é querer resolver situações adversas de maneira rápido quando, na verdade, precisa analisar melhor o que realmente causa o problema.

Lembra daquele ditado popular “a pressa é inimiga da perfeição”, ela se atribui a instantes de pressões e problemas.

Por isso, conheça-se melhor para ter autocontrole e saber o que as motivam.

6. Evite a fadiga das decisões

Uma das particulares do autocontrole, é a capacidade para tomar decisões corretas após um dia cheio no trabalho, por isso, antes de qualquer decisão reflita sobre o seu dia, pense o que você fez de produtivo? O que precisa ser melhorado? O que posso manter?

Cansaço por si só pode nos atrapalhar a pensar, devido um dia agitado, é preciso estar com a mente tranquila e descansada.

Assim, você vai enxergar, de forma mais ampla, o ambiente trabalho.

Pessoas descansadas estão mais propensas a obter sucesso nas escolhas, são estrategistas e conseguem se expressar mais clara, sendo mais calmos e tendo simpatia com os colegas de empresa.

7. Abasteça suas reservas de glicose

A glicose tem um papel importante para o autocontrole, pois, leva energia para o nosso cérebro, através da corrente sanguínea, músculos e outros órgãos e sistemas.

É o impulsiona o nosso cérebro, quando a glicose está baixa, o rendimento cai. Mas quando o nível de glicose está alto, temos um ótimo desempenho nas obrigações. Por isso, abasteça suas reservas de glicose com vitamina C.

Considerações finais sobre o autocontrole

Portanto, podemos constatar a importância do autocontrole das emoções no ambiente corporativo e o que podemos evitar para não agir por impulso.

Sendo assim, descanse após um exaustivo de trabalho, durma bem, reflita e tome vitamina C para um melhor desempenho. Gostou? Compartilhe e comente, ficou com alguma dúvida pode comentar também, estamos aqui para te ajudar!

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