Diferença entre Chefe e Líder

03/12/2021

group

Compartilhar

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Com as constantes mudanças no meio empresarial, surgiu esses dois termos (chefe e líder) que possuem a mesma posição na escala hierárquica, mas muito diferente na forma de agir e pensar.

Não é segredo que os tempos mudaram e as condições para manter uma empresa, hoje, é ir além do operacional e estabilidade financeira. É também olhar para o interno e preservar o emocional dos funcionários.

Mesma posição hierárquica, significados diferentes.

Por mais que esses dois perfis pareçam não ter muita diferença, ou então, um ter mais peso que o outro, eles levam significados muito contrastantes quando falamos sobre a maneira de agir e pensar na empresa.

Chefe tem uma mentalidade mais fechada, não aceitando muito bem ideias novas, acreditam sempre em um mesmo caminho, uma pessoa centralizadora, age com poder e é adepto á frase ‘’Manda quem pode, obedece quem tem juízo’’

Líder tem uma mentalidade aberta, inclusiva, disposto a ouvir novas ideias, seguir por novos caminhos e disposto a aprender coisas novas, uma pessoa carismática, que utiliza de métodos democráticos, adepto á frase ‘’Juntos podemos fazer a diferença’’

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Poder do Chefe

Chefe geralmente utiliza de métodos que exigem poder, coagindo pessoas a realizar a própria vontade do chefe, ignorando meios de questionamentos e resultados apresentados pelos colaboradores.

Por exemplo, já está comprovado que tal método exercido na empresa, não funciona. Mas o chefe insiste em continuar naquela linha de raciocínio, simplesmente, por não aceitar novas ideias, opiniões e questionamentos dos colaboradores, travando a empresa e colaboradores de evoluírem

Autoridade do Líder

Tendo uma grande diferença entre poder, a autoridade que o líder exerce, é a habilidade de estimularem as pessoas a fazerem a sua vontade, ou seja, o que o liderado acredita que seja a melhor forma de execução ou estratégia.

Sendo assim, Líder e Liderado irão analisar os métodos que estão dando resultados e os que não estiverem, irão trazer novos métodos, opiniões, ideias, para implementar e transformar em um novo método de trabalho.

Características marcantes: Chefe

Vendo de fora, podemos identificar facilmente que tipo de perfil as pessoas de alto cargo tem como ‘’personalidade’’, algumas das características do chefe são:

  • Tem a voz mais alta
  • Defende seus paradigmas
  • Repete fórmulas
  • Faz com que as pessoas façam
  • É um fazedor
  • Se impõe pelo poder/força
  • Persegue a estabilidade
  • É um comandante
  • Pede resultados
  • Comemora sozinho
  • Deixa colaboradores inseguros

Características marcantes: Líder

Em contra ponto, temos as características mais marcantes do líder, sendo muito contrastantes com as características do chefe, são eles:

  • Busca desafios
  • É um criador
  • Aceita mudanças
  • É um treinador
  • Faz com que as pessoas queiram fazer
  • Define metas com os colaboradores
  • Faz descobertas
  • Compartilha o sucesso com a equipe
  • É escolhido
  • Ouvidos mais atentos
  • Faz colaboradores sentirem confiança

Conduzindo equipes

Como na gestão de um chefe, o foco é total voltado para a entrega, acaba não acontecendo a gestão de pessoas. Ele apenas manda, não apresenta caminhos, nem referências, por isso, no fazer de uma tarefa, provavelmente a equipe não terá o desenvolvimento necessário e aperfeiçoamento da tarefa de maneira efetiva.

Líder tem foco na gestão de pessoas e na busca de resultados, ele mostra um caminho e acompanha os processos, priorizando o desenvolvimento dos colaboradores e também das tarefas se certificando que todos os meios foram efetivos.

Reconhecimento

Como em toda empresa, os colaboradores precisam ser reconhecidos pelos seus feitos e isso inclui recompensas e feedbacks.

Geralmente, empresas que tem em sua posição, o chefe, não há a presença de feedbacks nas suas falas, esperam chegar no limite para tomarem uma atitude drástica e não conversam em nenhum momento sobre estar no caminho esperado ou não.

A forma de reconhecimento do chefe geralmente é um dia de folga ou um almoço especial pago pelo chefe.

Em empresas que tem na sua posição, o líder, ele oferece feedback constante para seus colaboradores dizendo exatamente o que agrada e o que não faz sentido nas ações, não tomando atitudes precipitadas ou não conversadas anteriormente

A forma de reconhecimento do líder é não só oferecer recompensas como dias de folga para tempo de qualidade, almoço especial, ou outras formas de recompensas, mas também, incentivar a participação em novos projetos dando a entender que o colaborador é uma referência no que faz.

Liderança é mais requisitado

Para o mundo empresarial atual, a liderança é a mais indicada para todas as empresas, porque os colaboradores precisam de líderes para se inspirarem e se motivarem a fazer um trabalho cada vez melhor simplesmente pelo cuidado que o líder tem com a pessoa, não vendo as pessoas apenas como ‘’máquinas’’ como era visto antigamente.

Líder enxerga pessoas, potenciais, habilidades e oportunidade nos colaboradores e sabem como gerir e lidar com cada tipo de pessoa na empresa, uma habilidade única e exclusiva de quem nasceu para liderar.

O que sua empresa precisa?

Afinal, do que sua empresa precisa? De chefe ou líder? Perfil mais autoritário com um olhar enrijecido ou um perfil com o olhar mais amplo, visionário, que estimula a equipe da melhor maneira?

A reputação da sua empresa também está ligado à opinião interna dos seus colaboradores sobre a forma de conduzir, tratamento e valores que os chefes e líderes carregam, isso respinga também em opiniões externas de pessoas que acabam se interessando no seu produto/serviço ou até mesmo para trabalhar com você, por isso, tenha atenção em que tipo de gestão você tem apostado suas fichas.

Principais categorias

Vejá também

como ser proativo

Produtividade

03/12/2021