Comunicação nas empresas

10/11/2022

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A comunicação nas empresas é essencial para garantir que os processos sejam realizados da forma correta, deixando todos os colaboradores alinhados com as tarefas e metas. Mas para colocar em prática é preciso ter muito cuidado com as falhas que podem ocorrer com os colaboradores. 

Segundo a pesquisa realizada pela revista britânica The Economist, falhas no diálogo interno na empresa provocam problemas na saúde e produtividade dos funcionários, 52% dos colaboradores afirmaram que a questão contribui para o estresse e 44% pontuaram  falta de conclusão de tarefas. 

Nesse sentido, a comunicação interna deve ser vista como uma ferramenta de grande importância para as organizações. Buscar estabelecer um processo aberto de comunicação é imprescindível para o gestor, mas também de extrema importância para cada um da equipe. 

Atualmente a comunicação interna da liderança é um grande desafio enfrentado pelas empresas, um dos principais motivos é a grande quantidade de público em uma empresa. Por isso, tem que apostar em uma boa comunicação, para evitar o “telefone sem fio”, afirma André Minucci, co- fundador e mentor de empresários.

Segundo o especialista, a comunicação tem forte impacto na integração da equipe de trabalho especialmente na busca de resultados. “As estratégias de trabalhar está mudando e as empresas precisam estabelecer métodos na sua comunicação interna e mudança digital”. Confira as dicas para melhorar a comunicação interna e otimizar esse processo.

 

Comunicacao nas empresas

Clareza nas mensagens

Se preocupar com a clareza da comunicação interna quanto com a credibilidade das informações é um fator importante. Por isso, aposte na tecnologia para ter controle das mensagens. Organizações precisam possuir canais rápidos e adquirir confiança na empresa, orienta André Minucci. 

Conhecer a empresa e colaboradores

Saiba quem é a empresa; quem ela será ao longo prazo; realize pesquisas e ações específicas; é fundamental conhecer a sua equipe para entender a comunicação interna e identificar com o seu público.

Feedback constante 

Uma boa comunicação interna evita retrabalhos e torna a rotina ainda mais produtiva.  Para André Minucci, o  feedback constante também é um reconhecimento de trabalho bem feito. “Demonstra a colaboração e o envolvimento com o líder e sua equipe”. 

Auxilia na gestão de crises

É importante manter canais eficientes, orientando os colaboradores em quaisquer situações, e principalmente na gestão de crises.

Sem um bom treinamento de comunicação, as empresas estão sujeitas a uma série de ruídos. Portanto, é importante ter profissionais capacitado que cuidem dessas tarefas. 

10/11/2022