Brasileiros relatam sentir estresse no trabalho

30/04/2024

group

Compartilhar

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela International Stress Management Association no Brasil, alarmantes 72% dos brasileiros relatam sentir estresse no trabalho.

De acordo com dados alarmantes 72% dos brasileiros comentaram sentir-se estressados no ambiente de trabalho, já 32% relatam ter a síndrome de burnout, um esgotamento mental causado pelas demandas excessivas e desgastantes do trabalho.

Os dados alertam um panorama sobre o estado emocional dos brasileiros em relação ao ambiente de trabalho. Ainda segundo os dados, o Brasil é considerado o segundo país com maior número de pessoas ansiosas, depressivas e estressadas. 

 Por isso, diante desse cenário, torna-se necessário destacar estratégias eficazes para cuidar dessa condição.

André Minucci, Mentor de Empresários, destaca a importância de cuidados pessoais. “As empresas têm um papel fundamental na promoção de ambientes de trabalho saudáveis, onde o equilíbrio entre vida pessoal e profissional seja valorizado e incentivado, um treinamento de inteligência emocional pode ajudar.”, comenta.

ESTRESSE NO TRABALHO

Brasileiros: estresse no trabalho

No entanto, Minucci também considera a importância de evolução na legislação trabalhista para abordar os assuntos relacionados à saúde mental no trabalho. O afastamento para tratamento da Síndrome é uma medida necessária para o bem-estar dos trabalhadores e prevenir consequências mais graves, como a depressão profunda.

Em conclusão, os dados alarmantes sobre a prevalência da Síndrome de Burnout no Brasil destacam a urgência de ações concretas para promover o bem-estar no ambiente de trabalho.” 

Por isso, programas de conscientização e treinamento para identificar sinais precoces de estresse e esgotamento podem ajudar um papel fundamental no tratamento dessa síndrome.

De acordo com o especialista, ao levantar essas questões e oferecer ajuda adequada, podemos criar uma cultura de trabalho mais compassiva e produtiva. “Considera-se importante cuidar do bem-estar no trabalho, não apenas como uma questão de saúde, mas também como produtividade das empresas”, finaliza o mentor de empresários.

30/04/2024