Gastou muito no começo do ano? Saiba como se organizar

20/03/2025

group

Compartilhar

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Gastou muito no começo do ano? O início traz consigo uma série de despesas que podem comprometer o orçamento de muitas famílias brasileiras. Viagens de férias, impostos como IVA e IPTU, além da compra de material escolar, fazem com que os primeiros meses sejam financeiramente desafiadores.

Segundo uma pesquisa da Serasa, 55% dos brasileiros preveem gastar até R$ 4 mil com essas despesas, o que muitas vezes resulta em desequilíbrio financeiro e adiamento de planos importantes, como investimentos e criação de uma reserva de emergência.

Para quem extrapolou o orçamento nos primeiros meses de 2025, especialistas recomendam um planejamento estratégico, além de um treinamento de inteligência emocional para reorganizar as finanças e retomar o caminho dos investimentos.

O mentor de empresários André Minucci explica que o primeiro passo é diagnosticar a situação atual. “É fundamental listar todas as despesas e entender para onde foi cada real. Só assim é possível enxergar oportunidades de economia e reorganizar o orçamento”, afirma.

gastou

Cortes inteligentes para reequilibrar o orçamento

Uma das formas mais eficazes de recuperar o controle financeiro é reduzir gastos supérfluos. Pequenos cortes no dia a dia podem fazer diferença no fim do mês. Por isso, assinaturas de serviços pouco utilizados, compras impulsivas e alimentação fora de casa são algumas áreas que podem ser reavaliadas.

Além disso, renegociar dívidas deve ser prioridade para quem terminou os primeiros meses no vermelho. Taxas de juros elevadas podem comprometer ainda mais o orçamento, e buscar condições mais vantajosas para pagamentos pode ser uma alternativa viável.

Segundo Minucci, é preciso mudar a mentalidade financeira para evitar um ciclo de endividamento recorrente. “Muitos brasileiros vivem um padrão de consumo que não condiz com a realidade financeira. Por isso, ajustar o estilo de vida e ter um planejamento claro são passos essenciais para sair do aperto e começar a investir de forma consciente”, destaca o especialista.

Gastou muito no começo do ano? Retomando os investimentos

Após equilibrar o orçamento e organizar as despesas, é hora de retomar os investimentos. Para aqueles que pausaram aportes na renda fixa ou variável devido às contas de início de ano, o ideal é começar com valores menores e aumentar gradativamente conforme a situação financeira se estabiliza.

Criar uma reserva de emergência deve ser prioridade, especialmente para quem não tinha um fundo para cobrir os gastos extras dos primeiros meses. Sendo assim, a recomendação é que essa reserva seja suficiente para cobrir entre três e seis meses de despesas fixas, garantindo mais segurança diante de imprevistos.

Especialistas também sugerem que, ao longo do ano, os brasileiros antecipem os custos típicos do começo de 2026. Guardar um percentual do salário mensalmente para IPVA, IPTU e material escolar, por exemplo.

Com disciplina e organização, é possível transformar o impacto financeiro do início do ano em uma oportunidade de aprendizado e crescimento, garantindo uma vida financeira mais equilibrada e sustentável.

20/03/2025