Como ser proativo no trabalho?

01/06/2022

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Como ser proativo? A proatividade se tornou algo fundamental no atual cenário do mundo corporativo. Sendo assim, é indispensável para todos os líderes e gestores de uma empresa. É uma característica tão marcante que virou obrigação de todo profissional.

Mas afinal, o que é um profissional proativo? É um colaborador que tem iniciativa, é um excelente estrategista na identificação de futuros problemas, prevendo dificuldades, visando solucioná-los antes mesmo do ocorrido.

Por isso, hoje, vamos aprender como ser proativo no trabalho e como desenvolvê-la essa maestria. Além de tomar iniciativa, é preciso se planejar, prever situações adversas e solucioná-las durante o percurso sempre acompanhando de perto o processo.

1. Antecipe problemas e soluções

Todo profissional, que deseja ser proativo deve assumir obrigações e estar a frente para evitar problemas futuros, dificuldades que possam atrapalhar a empresa num desempenho coletivo. Desta maneira, ele antecipa esses transtornos e cria situações para resolvê-las.

Além disso, esse profissional tem a capacidade de identificar as fragilidades coletiva e corrigi-las sem a necessidade do superior ordenar, o que deve ser feito por cada um.

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2. Aposte no networking

Possuir uma rede de relacionamento, reconhecer a importância dos parceiros e ser alguém antenado em tudo que está a sua volta também é considerado uma maneira de ser proativo no trabalho.

As redes de relacionamentos têm um papel importante no seu desempenho, pois, reflete como está o ambiente em que atua, identificando os seus conhecimentos técnicos e o que deve ser potencializado para se inovar na sua área.

Saiba reconhecer suas parcerias, porque ninguém constrói nada sozinho, as relações corporativas também é um âmbito de prática social, pois, como você vai crescer sem ter apoio de colaboradores que fazem parte da área de atuação.

3. Entenda qual é a sua motivação profissional

Sabia que entender o que nos inspira no trabalho é essencial para o nosso crescimento profissional, porque diz respeito ao nosso desempenho diário, sobre quais são os nossos objetivos e onde queremos chegar.

Por isso, se você sabe quais são eles, comece a montar uma lista do que irá fazer para se tornar um profissional mais proativo, pois, ninguém conquista nada fácil, mas é preciso ter um direcionamento até alcançar o objetivo final.

4. Invista em um processo de autoconhecimento

Tenha autoconhecimento para identificar forças e fraquezas que precisam ser potencializadas no trabalho. Pois, desde que conhecemos as nossas limitações, podemos melhorá-las e nos tornar um profissional mais atuante e engajado.

Quando nos colocamos à disposição para desenvolver as nossas habilidades, damos um passo importante para sermos mais proativo, não se trata do colaborador “saber tudo”, mas de está aberto a novos aprendizados.

Em mundo corporativo tão veloz, dinâmico e constantes transformações, é preciso estar abertos a novos aprendizados. Pois, tal conhecimento será exigido somente de profissionais que se inovam e se transforma com o mercado.

5. Invista na sua qualificação

Você, provavelmente, já ouviu falar naquela frase “conhecimento é poder”. De fato, isso se traduz ao atual mercado de trabalho, que exige de todos os profissionais conhecimento e comportamento acima da média.

Todo colaborador que busca se inovar é visto de forma diferente por gestores. Por isso, procure ler mais livros, fazer cursos e se atualiza no mercado fazem a diferença para quem deseja ser mais proativo e produtivo no trabalho.

6. Desenvolva a visão sistêmica

Para ser um profissional mais proativo na empresa, é necessário compreender o funcionamento da instituição como um todo, pois, para obter uma visão sistêmica exigem-se pessoas mais qualificadas.

São profissionais que antecipam problemas com uma visão mais abrangente do que cada função deve ser melhorado. Sendo assim, essas mudanças passam por quem entende e coloca em prática os conhecimentos aprendidos.

7. Não tenha medo de dar sugestões

Não tenha medo de expor a sua opinião no ambiente de trabalho, pois, ser uma pessoa comunicativa te ajuda a ser mais proativo. A timidez impede crescimento profissional e faz de você um profissional submisso às ordens dos outros.

Se você é criativo faça dela uma arma secreta, de maneira, que seja clara e transparente para não parecer uma pessoa arrogante. Colaboradores que dão opiniões e pontos de vistos são mais participativos, contribuem para melhor desempenho coletivo.

Consideração final 

Muitas vezes, essas contribuições podem parecer simples, mas tem a capacidade de fazer a diferença em nosso dia a dia. Não espere a oportunidade perfeita surgir para mostrar seu potencial, pois, perfeito é criar a oportunidade sempre respeitando e tendo humildade.

Portanto, para nos tornamos um profissional mais proativo no trabalho devemos ter iniciativa, organização, compartilhar ideias que agregam e calcular futuros riscos durante o processo. Mas, que apesar das dificuldades sempre haverá uma solução.

01/06/2022