Tipos de Liderança: conheça o seu

24/08/2022

group

Compartilhar

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Você já parou para pensar qual tipos de liderança você é e qual é o tipo de liderança que você exerce sobre seus funcionários? Para isso, saiba que não existe uma única categoria de liderança existente em que você pode se enquadrar, e que há, também, alguns estilos de líderes no meio profissional.

Com este artigo você conhecerá seu perfil e poderá analisar de que forma você exerce sua liderança. Entretanto, para atingirmos proveito máximo desse artigo, vejamos algumas informações úteis para direcioná-lo na leitura:

O QUE É LIDERANÇA?

Liderança é, antes de tudo, uma habilidade, e ela pode ser conquistada com o devido empenho, embora seja oriunda de características de personalidade lapidadas desde a infância.

Essa habilidade se define como o ato de saber instruir um indivíduo ou um grupo de pessoas, motivá-los, influenciá-los e inspirá-los com um objetivo em mente.

Todos possuem certo traço de liderança, o que difere cada um, no entanto, é a capacidade de saber usar eficazmente tal habilidade, tirando proveito máximo dela.

POR QUE É FUNDAMENTAL DESENVOLVER LÍDERES DE SUCESSO?

Os líderes que se sobressaem no ambiente profissional são aqueles que, de alguma forma, possuem um grau elevado de visão, um bom comprometimento com sua equipe, boa postura e, acima de tudo, um poder de inspirar o próximo.

Desenvolver líderes de sucesso significa formar gestores capazes de resolver quaisquer problemas, capazes de tomar atitudes certeiras em relação a adversidades que poderão ser encontradas, que podem motivar os funcionários para atingir cada vez melhores resultados e que são notavelmente eficazes no que diz respeito ao direcionamento de funcionários e tarefas.

Deste modo, desenvolver líderes de sucesso é um investimento para toda empresa que visa melhorar os resultados e condições de trabalho, afinal os bons líderes são peças indispensáveis para que esses processos possam se realizar de forma significativa.

TIPOS DE LIDERANÇA

Os tipos de liderança podem ser divididos entre 3 modelos universais: Liderança EscravagistaLiderança Comportamental e Liderança Inspiracional.

Liderança Escravagista é um tipo de liderança baseada excessiva e, por vezes, atrelada à ameaça dos funcionários, no constante medo e humilhação, baixos salários, sem preocupação com treinamento de liderança e metas.

Liderança Comportamental é, por sua vez, baseada em reforço positivo e negativo, broncas, mas também elogios, altos salários, porém com um elevado nível de cobrança. No geral, fundamentada no controle total da equipe.

Por fim, há a Liderança Inspiracional. Essa se faz valer na inspiração dos funcionários, os torna fiéis na causa da empresa, cria colaboradores inteiramente focados nos resultados e motivados e possui uma visão de que altos salários e benefícios não são a prioridade. Essencialmente baseada no desenvolvimento do funcionário e da equipe como um todo.

Agora que você conhece alguns dos três tipos de liderança mais comuns, vamos a outros:

LÍDER ESCRAVAGISTA

Esse líder possui como principal característica repressão de funcionários e constante humilhação. Pode gerar resultados, mas eles são sempre baseados puramente no temor, insegurança e em ameaças. É, num geral, um perfil que impõe nos funcionários uma postura completa de profunda submissão, chegando a ser humilhante.

LÍDER COMPORTAMENTAL

O líder comportamental possui um humor que oscila conforme os resultados obtidos de seus funcionários. Ele depende unicamente do valor positivo ou negativo dos resultados para tratar com toda a equipe. Em suma, ele tem uma personalidade inexperiente para o papel que emprega.

LÍDER INSPIRACIONAL

Esse líder foca no desenvolvimento da equipe e do funcionário. Inspira em todos um clima agradável e colaborativo, preocupa-se com a satisfação da equipe, sua motivação e integração.

É o que chamamos da atualidade de líder Y, que planeja junto com a equipe e comemora os resultados. Ele é do tipo que guia seus colaboradores para que eles atinjam um melhor resultado, sem privá-los de suas necessidades como funcionários.

Num todo, esse perfil deixa uma marca em quem ele lidera, faz com que eles se preocupem em deixar um legado na empresa e em serem reconhecidos por aquilo que fazem.

LÍDER AUTOCRÁTICO

Como o nome já diz, esse perfil é caracterizado pela tirania. É um líder que trata seus funcionários com autoritarismo, gerando falta de comprometimento, inseguranças, baixa produtividade depois de certo período e uma submissão cega.

O líder autocrático toma para si o poder de decisão total, privando seus subordinados de suas liberdades de escolha, sem espaço para questionamento e não aceitando sugestões.

Resumindo, ele causa uma sensação de hostilidade no ambiente e desfavorece a criatividade e extingue a motivação dos funcionários que dele dependem.

LÍDER PERMISSIVO

Aquele que realiza todas as vontades de sua equipe é chamado de líder permissivo. Ele acredita e defende a total liberdade dos funcionários, causando, muitas vezes, insubordinação.

É um estilo de líder que perde completamente o controle da equipe, pois seu papel é anulado em nome da vontade dos funcionários e esses, por sua vez, lutam para chegar num consenso.

LÍDER COMPREENSIVO

O líder em questão busca, antes de mais nada, averiguar e analisar as necessidades gerais dos funcionários, da equipe e da empresa antes de tomar uma decisão.

O líder compreensivo, ao contrário do permissivo, toma suas próprias decisões, mas elas são embasadas naquilo que os colaboradores, num geral, necessitam.

LÍDER COACH

O líder coach auxilia seus funcionários a reconhecer suas competências, habilidades e potencial. Ele os ajuda a buscar autoconhecimento, neutralizando, assim, as dificuldades autoimpostas e superando expectativas.

Usando seus conhecimentos de Coaching, ele apoia seus colaboradores a atingir suas metas e objetivos, faz com que eles se sintam mais motivados, cooperativos e mais receptivos a feedbacks e sugestões.

O foco desse perfil é a boa performance dos liderados, portanto ele participa efetivamente de suas evoluções, ainda que os deixe construir seus caminhos e a tomarem suas próprias decisões.

Basicamente ele integra os funcionários e torna capazes de traçar as próprias rotas para obter um bom resultado, cabendo a ele dar suporte quando necessário.

Agora cabe a você fazer uma autoanálise e buscar responder algumas questões como: Qual é o seu foco em todo o processo de obtenção de resultados? Como você trata seus colaboradores? Como é a sua personalidade quando lidera uma equipe?

A partir dessas e de outras respostas que você poderá buscar uma autoavaliação e identificar seu perfil como líder e saber como você lida com liderança.

Contar com um bom coach nesse processo,pode ser uma atitude fundamental para quem deseja liderar acima da média e colher resultados de alta performance.

24/08/2022