Setembro Amarelo – Como cuidar da saúde mental dos colaboradores

06/09/2022

group

Compartilhar

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

É fato que passamos a maior parte do dia trabalhando, por isso, o trabalho é geralmente visto como uma segunda casa para a maior parte das pessoas. Por isso, empresas são diretamente responsáveis pela saúde mental dos seus colaboradores, é necessário que as empresas não vejam apenas valor financeiro, mas também possuir valores humanos para ser uma empresa referência e vitrine para o mercado.

Mas nem tudo são flores!

Existem empresas que não investem em um bom clima organizacional entre as equipes e com isso, acarreta desorganização e um ambiente pouco agradável pelo acúmulo de problemas e situações mal resolvidas. Sendo um ambiente estressante e pouco desejado para se trabalhar.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que o Brasil é o país com o maior número de pessoas que possuem ansiedade no planeta. São 9,3% da população, que equivale a mais de 18 milhões de brasileiros que convivem com a ansiedade.

Uma pesquisa da Opinion Box, traz dados da realidade dos profissionais brasileiros, sendo:

  • 48% das pessoas disseram que deixaram de fazer algo que lhes dava prazer, como praticar atividades físicas ou de lazer;
  • 33% reclamaram de sobrecarga com o acúmulo de funções;
  • 24% sentiram dificuldade em manter suas rotinas.

 

Como os problemas de saúde mental surgem no ambiente de trabalho?

Depressão

A depressão é uma consequência de um ambiente de trabalho hostil, sendo muito prejudicial à saúde mental, onde nada do que é feito é reconhecido e a forma de se comunicar entre os superiores é, em geral, agressiva. Fazendo com que o profissional não se sinta acolhido ou confortável e principalmente motivado a levantar da cama para ir trabalhar no dia seguinte.

Para identificar um profissional que está em estado depressivo, é notável que apresenta problemas de relacionamento interpessoal, uma pessoa que se fecha e se torna incapaz de tomar decisões, não sendo um impacto apenas na vida profissional, mas, impacta em todos os aspectos da vida da pessoa.

Ansiedade

A ansiedade é um dos estados mais em alta entre o ambiente profissional, isso se deve, por que constantemente os profissionais precisam estar em estado de alerta para qualquer coisa que sair fora do planejado, existe essa constante preocupação com o ‘’futuro’’, queremos dizer: com os problemas futuros.

Outro fator, é a extrema competitividade no ambiente de trabalho e a ‘’ameaça’’ que o outro representa, dando uma instabilidade emocional nos colaboradores, pela comparação e auto-sabotagem que esse contexto cria, afetando principalmente a saúde mental pelo excesso de cobrança.

Quando se trabalha com números, os profissionais ficam ainda mais ansiosos quando sentem que as metas são inalcançáveis e os prazos curtos, em uma meta grandiosa, demanda tempo e esforço, o que um tempo curto não pode cobrir.

Burnout

Em momentos de muito stress é capaz que os profissionais sofram da Síndrome de Burnout, isso acontece quando há sobrecarga de tarefas ou situações onde os profissionais são colocados sob pressão tendo como consequência um ‘’apagão’’, tornando a pessoa exausta e mais esquecida.

É comum ver essas situações acontecerem em projetos em que há uma grande responsabilidade ou uma grande massa crítica onde o profissional talvez não se sinta tão seguro quanto aos resultados.

Como o líder pode ajudar na saúde mental dos colaboradores?

saúde mental

Estimular o Trabalho em Equipe

A primeira atitude a ser tomada para ter uma boa cultura organizacional é: investir em boas relações entre as equipes, incentivando a cooperação e organização de ideias conjuntas, mostrando como a equipe pode ser mais produtiva junta do que separada!

Lembre-se, não é apenas o colaborador que deve se esforçar para ter um bom relacionamento entre eles. A empresa precisa definir sua cultura organizacional para ter um padrão de comportamento e de personalidade na empresa, os colaboradores precisam viver essa cultura.

Manter Feedbacks Ativos

Uma das melhores formas de tranquilizar o colaborador e dar estabilidade em sua saúde mental, é oferecer feedbacks construtivos, ou seja, dizer se o profissional está no caminho certo ou não, de forma que construa um relacionamento de confiança e respeito entre colaborador e liderado.

Entre os feedbacks, pergunte sobre como a pessoa se sente em relação ao feedback, tenha uma leitura de como a pessoa funciona e reage a certos comentários e adeque sua comunicação para cada uma.

Estimular a Atividade Física

É comprovado que a atividade física é indicada para desenvolver a saúde mental, aliviando o estresse, melhorando a memória, o estado de humor e ajudando a dormir melhor, sendo a melhor opção para ajudar profissionais a se desenvolverem melhor na sua vida profissional e pessoal. O exercício físico faz bem para o corpo e para a mente.

Por isso, incentivar exercícios físicos específicos é capaz de ajudar a aliviar problemas que muitas vezes nem havia sido identificado. Os profissionais, muitas vezes, não buscam ajuda e guardam para si os problemas, maquiando seus verdadeiros sentimentos para não demonstrar ‘’vulnerabilidade’’, por isso, fazer um evento geral, pode ajudar até quem você não imaginava.

Incentivar a Busca por Ajuda Profissional

Considerem juntos o apoio de um profissional de psicologia para a saúde mental do colaborador, é fundamental para um entendimento completo sobre as ações que desencadearam tais sentimentos e para o profissional estar preparado para lidar com desafios diferentes de forma diferente.

É importante para o auto-conhecimento e controle das emoções para melhor qualidade de vida e para uma vida mais feliz tanto profissional quanto pessoal.

A saúde mental no Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo foi criado principalmente para olharmos para a saúde mental do próximo e conseguir identificar quando o mesmo precisa de ajuda e acompanhamento psicológico, sendo uma campanha de prevenção ao suicídio.

Por isso, alertamos: esteja atento aos sinais de pessoas próximas e aos seus sentimentos, cuide da sua saúde mental e a do próximo, todos os problemas tem uma solução.

06/09/2022