Inteligência Emocional: Por que desenvolver na sua empresa?

28/09/2022

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Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que a inteligência emocional é algo que realmente existe.

É base para diversas teses. Ela refere-se a capacidade de uma pessoa reconhecer, compreender, gerenciar e raciocinar com as emoções.

É uma habilidade crítica quando se trata de comunicação interpessoal – um tópico importante não apenas na psicologia, mas também no mundo dos negócios.

A Origem do termo Inteligência Emocional

O termo em si foi cunhado por psicólogos na década de 1990, mas seu uso rapidamente se espalhou para outras áreas, incluindo negócios, educação e cultura popular.

O termo foi cunhado pelos psicólogos Peter Salovey e John D. Mayer. Eles, que são os principais pesquisadores sobre o tema, definiram a inteligência emocional como a capacidade de reconhecer e compreender emoções em si mesmo e outros. Dessa forma, também envolve a utilização desse entendimento emocional para tomar decisões. Além disso, também ajuda a resolver problemas e se comunicar com os outros.

No passado, emoções e inteligência eram frequentemente vistas como coisas opostas. A partir da metade dos anos 90, no entanto, pesquisadores que exploram a psicologia da emoção se tornaram cada vez mais interessados nessa relação.

Esta área, que explora o afeto, estuda como os processos cognitivos e as emoções interagem e influenciam as maneiras pelas quais as pessoas pensam.  Ou seja, como as emoções e os estados de espírito, como felicidade, raiva, medo e tristeza, influenciam o modo como as pessoas se comportam e tomam decisões.

Neste artigo, vamos falar sobre inteligência emocional e porque é importante aplicá-la na gestão empresarial. Acompanhe!

Por que a Inteligência Emocional é importante no ambiente corporativo?

Em 1995, um livro escrito por Daniel Goleman, chamado Inteligência Emocional: Por que pode importar mais do que o QI? fez um enorme barulho.

Na obra, o autor argumentou que a inteligência emocional poderia ser tão importante, senão mais ainda, em prever e efetivar o sucesso na vida de qualquer pessoa.

Dessa forma, as competências emocionais também podem desempenhar um papel particularmente importante no local de trabalho.

O conceito rapidamente chamou a atenção do público.

Entretanto, chamou mais a atenção de gerentes de recursos humanos e líderes empresariais. Isso porque alguns pesquisadores sugeriram que a inteligência emocional influencia a interação dos funcionários com seus colegas.

Além disso, também parece desempenhar um papel em como os trabalhadores gerenciam o estresse e o conflito, bem como o desempenho geral no trabalho.

Daniel Goleman inteligencia emocionalFonte: Daniel Zuchnik/GettyImages

Goleman sugeriu que, embora a inteligência tradicional fosse uma qualidade associada ao sucesso da liderança, sozinha não era suficiente.

As pessoas que são bem-sucedidas no trabalho não são apenas espertas – elas também têm uma grande quantidade de inteligência emocional.

No entanto, a inteligência emocional não é algo apenas para CEOs e gerentes seniores.

É uma qualidade que é importante em todos os níveis da carreira de uma pessoa. Seja um estudante universitário procurando por um estágio ou um funcionário experiente assumindo um papel de liderança.

Dessa forma, se você quiser ter sucesso no local de trabalho e subir na carreira, a habilidades emocionais são fundamentais para o seu sucesso.

O que dizem as pesquisas?

É fácil afirmar que a inteligência emocional é uma habilidade valiosa no local de trabalho. Pesquisas informam que quase 75% dos entrevistados sugeriram que valorizavam a inteligência emocional de um funcionário mais do que o QI.

Portanto, essa conclusão é bastante óbvia. Existem algumas razões pelas quais a inteligência emocional pode ser a chave para o sucesso no local de trabalho.

Entre elas, está o fato que a inteligência emocional pode levar a melhores decisões de negócios.

Colaboradores emocionalmente inteligentes são mais propensos a manter a calma sob pressão – esse é um dado importante.

Além do mais, colaboradores com inteligência emocional alta são os melhores em resolver conflitos.

Quando se trata dos líderes, a inteligência emocional também é importante. Pessoas em posição de liderança, que são emocionalmente inteligentes, tendem a ter maior empatia para com seus funcionários.

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Também são mais capazes de ouvir, refletir e responder a críticas construtivas.

Como se vê, a inteligência emocional é amplamente reconhecida como uma habilidade valiosa.

Por outro lado, é também aquela que os pesquisadores acreditam que pode ser melhorada com treinamento e prática.

Embora as habilidades emocionais possam vir naturalmente para algumas pessoas, há coisas que qualquer um pode fazer para ajudar a melhorar sua capacidade de entender e raciocinar com as emoções.

Isso pode ser particularmente útil no local de trabalho, onde os relacionamentos e as decisões de negócios geralmente dependem de compreensão interpessoal, trabalho em equipe e comunicação.

Inteligência Emocional pode ser mesmo adquirida?

Considerando que é uma habilidade altamente valorizada, é possível que alguém tenha alta inteligência emocional?

As pessoas que não têm essa habilidade podem melhorá-las para entender e gerenciar emoções?

A resposta para essas perguntas é simples. Fatores como educação e personalidade tendem a desempenhar um papel importante no desenvolvimento da inteligência emocional. Entretanto, esta é uma habilidade que pode ser melhorada com esforço e prática.

Vários estudos, feitos com o passar dos anos, descobriram alguns resultados importantes. Entre eles, os participantes de inteligencia emocional treinamento não só mostraram melhorias duradouras na inteligência emocional.

Eles também experimentaram melhorias no bem-estar físico e mental, melhores relações sociais e níveis mais baixos de cortisol, também conhecido como o “hormônio do estresse”.

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Reconhecer as suas próprias emoções é um  dos primeiros passos para utilizar as habilidades de emocionais.

Isso pode ser aplicado para o local ou em outro aspecto da vida cotidiana. A autoconsciência envolve estar ciente de diferentes aspectos de si mesmo.

Nisso, inclui-se suas emoções e sentimentos. Este é um dos componentes fundamentais da inteligência emocional. Para reconhecer suas emoções e entender o que está causando esses sentimentos, você precisa primeiro ser autoconsciente.

Portanto, é importante saber quais são as formas de melhorar a autoconsciência. Para isso, preste atenção em alguns sinais. Por exemplo: passe a notar como você está se sentindo a qualquer momento durante o dia.

Essas emoções influenciam a maneira como você responde? O que você está sentindo têm um impacto nas decisões que você toma? Ou até mesmo como você interage com os outros?

À medida que você passa mais tempo refletindo sobre essas questões, pode perceber que se torna muito mais consciente de suas próprias emoções e do papel que elas desempenham em sua vida diária.

Reflita:

Quão bem você se comunica com os outros?

Você se sente com impaciência, raiva ou aborrecimento com frequência? Quais são algumas maneiras pelas quais você pode lidar com esses sentimentos de maneira eficaz?

Isso porque reconhecer suas fraquezas permite que você procure maneiras de lidar com essas deficiências.

28/09/2022