Feedback Construtivo: Construindo Confiança e Implementando Mudança

01/06/2022

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O Feedback nas empresas ainda é um assunto muito subestimado. A maioria das organizações, continuam não entendendo a importância do Feedback, principalmente o Feedback Construtivo.

Um dos maiores erros da gestão é não acompanhar o seu colaborador em sua jornada profissional, ou seja, não observar seus resultados, bem-estar, comportamento e evolução.

Em sua maioria, as empresas apenas tomam alguma atitude quando a situação já é gritante. Isso evidência a necessidade das empresas de implementarem Feedbacks semanais ou mensais para cada área específica.

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Nem só de Feedbacks Negativos viverá o homem.

Quando falamos sobre Feedbacks, vêm a cabeça automaticamente: Feedbacks Negativos e Positivos, mas, estou aqui para te falar sobre um diferente. Conheça o: Feedback Construtivo.

Composto por uma série de atitudes diferenciadas que valoriza o ser humano e foca no direcionamento de situações negativas da melhor maneira.

Veja que seu Feedback precisa ser efetivo, gerar resultados diferentes dos apresentados, por isso, se você percebeu que ao longo do tempo o ‘’Feedback não funciona na sua empresa’’, provavelmente a maneira que você passa esse Feedback para seu colaborador não está certa, não tem um planejamento adequado e nem uma real análise completa e individual sobre seu profissional.

Continue lendo esse artigo e aprenda a dar esse tipo de Feedback Construtivo, sendo dividido em 4 passos para implementá-lo na sua empresa:

#1 Antes do feedback construtivo, faça uma análise

Antes de definir o Feedback que irá passar para o seu colaborador, certifique-se que os argumentos apresentados, são pontos observados por você, ou seja, evite informações de terceiros.

Não se engane, é de suma importância ouvir feedbacks de outras pessoas, mas você precisa ver a procedência dessas informações, se são verídicas ou apenas um mal-entendido pessoal. Faça seu próprio mapeamento e após isso, leve em forma de Feedback Construtivo ao seu colaborador.

Lembre-se: um Feedback mal colocado pode gerar demissões desnecessárias.

#2 Evite rótulos

No Feedback Construtivo, ser visionário é uma das virtudes, ou seja, se em algum momento seu colaborador teve algum problema de comportamento ou algum problema em relação aos assuntos da empresa, você consegue visualizar o que deverá ser feito para ser reparado, não decretando que ele será sempre visto de maneira negativa por você.

Deixe claro que esses problemas não definem a pessoa que ele é, mas sim, uma atitude que pode ser mudada e com isso levando a evolução e crescimento profissional e pessoal. Acredite na capacidade mutável do seu colaborador.

Lembre-se: você desaprova a atitude, não a pessoa.

#3 Foco na solução, não no problema

Já ouviu falar daquela frase: ‘’Tudo depende da importância que você dá’’?

Isso se encaixa perfeitamente nessa situação, quanto mais importância você dá ao problema, mais ele cresce!

Mude seu foco para a solução, aprenda e ensine como dar Feedbacks Construtivos, tenha um trabalho conjunto entre líder e liderado, mapeie soluções juntos e mantenham o tom de maneira positiva, faça isso se tornar um hábito e veja que cada vez mais irão aparecer soluções.

Lembre-se: tudo que se torna um hábito, se torna algo cada vez mais facilitado.

#4 Discussão saudável

Quando falamos discussão, geralmente, ela é associada a coisas negativas, mas, desconstruindo essa palavra, a discussão é definida por: análise detalhada feita de modo a demonstrar os prós e contras de um assunto, e no Feedback Construtivo, isso não seria diferente.

Você como líder, precisa dar abertura para a outra parte falar e dar suas possíveis soluções, isso é uma das atitudes que o Feedback Construtivo propõe. No final da discussão, peça para que a pessoa repita o que foi dito da maneira como ela entendeu o Feedback, após isso, pergunte a ela como se sentiu. Isso ajuda a evitar mal entendidos e demonstra preocupação sobre os sentimentos alheios.

Lembre-se: comunicação é fundamental para entender todos os ângulos de uma mesma situação.

Quais os benefícios do Feedback Construtivo?

Confira como o Feedback Construtivo é beneficial tanto para a empresa, quanto para seu colaborador:

  • Empresa e profissional crescem juntos,
  • A taxa de resolução de problemas aumenta,
  • Você constrói um ambiente de trabalho saudável,
  • Seus profissionais começam a se auto avaliar antes mesmo do Feedback,
  • Seu colaborador é menos propenso a erro, por realmente entender o que foi dito.

Pratique o Feedback Construtivo na sua empresa

Perceba que é possível chegar em novos resultados quando você investe em novas atitudes. Faz toda a diferença substituir a visão ‘’robotizada’’ do seu profissional para uma visão humanizada.

Pense bem! É comprovado que profissionais felizes produzem mais. Essa felicidade é somente gerada quando há no trabalho a preservação da saúde mental e emocional.

Saber dar Feedbacks Construtivos, não são apenas meios humanizados para corrigir situações negativas, é também composto por reconhecimento de ganhos, festejar quando a meta é batida e gerar sentimentos positivos, direcionando o profissional para um caminho ambicioso, onde ele tenha sede por metas maiores.

Vamos implementar o Feedback Construtivo na sua empresa?

01/06/2022