Empatia: Por que é tão importante no ambiente de trabalho?

09/11/2022

group

Compartilhar

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Quem nunca se imaginou no lugar de outra pessoa para entendê-la melhor, ou até mesmo, para evitar injustiças no ambiente de trabalho? Hoje, vamos aprender o que é empatia e como colocá-la em prática.

É importante saber o momento certo para realizar essa atitude e o impacto que ela tem na empresa, pois, profissionais que se sentem motivados e sintonizados na instituição inserida se torna sinônimo de produtividade.

O ambiente de trabalho é o lugar que mais passamos tempo, por essa razão possuir um bom relacionamento refletirá no seu desempenho e crescimento profissional, pois, ninguém faz nada sozinho.

Afinal, o que é empatia?

A empatia precisa ser entendida como algo mais além do que se colocar no lugar de outra pessoa. Pois, muitos dos casos acontecem por uma questão de afinidade ou sensibilidade para com o próximo.

Mas você sabe a diferença entre empatia e simpatia? A simpatia se trata de consentir com a opinião do outro sem compreender o que está acontecendo. Já a empatia busca entender o próximo a partir da situação vivida pelo indivíduo.

Entretanto, ser uma pessoa empática não acontece muito rapidamente, mas sim por uma dedicação de tempo e aplicação na forma de interagir no ambiente corporativo. Além disso, é preciso excluir qualquer tipo de preconceito e assim possuir uma comunicação mais efetiva.

empatia minucci rp

Como desenvolver a empatia?

Todos mundo sabe que o mercado de trabalho vive um constante transformação diária. No entanto, a solidariedade entre pessoas se perdem num universo cada vez mais individualista.

O egocentrismo e a individualidade se tornam uma característica comum dos seres humanos para mostrar habilidade e qualificações acadêmicas alcançadas mediantes essas exigências do mercado.

Por isso, seja uma pessoa com olhar mais sensível ao seu próximo, pois, ninguém sobrevive sozinho no mundo. Possuir habilidades e conhecimentos são importantes, mas ter humildade e saber respeitar também indispensáveis no ramo corporativo.

Paciência

É importante ressaltar que somos como os dedos da mão diferente um dos outros, seja na maneira de pensar, agir ou se relacionar. As pessoas têm uma história, que precisam ser respeitadas. Pratique a paciência e respire fundo.

Escute

Quem não quer ser ouvido, expressar opiniões e ser participativo? Muitas vezes, não fazemos isso com o colega de empresa. Não escutamos o que ele tem a dizer sobre determinado assunto.

Saber ouvir o outro é uma qualidade de poder enxergar o ponto visto, que talvez não tenha sido explorado. Por essa razão, gera uma dificuldade na relação corporativa da empresa.

Seja uma pessoa mais receptiva a novas ideias, pois, o trabalho em equipe contribui para sucesso de todos na empresa que faz parte. Mas saiba ouvir de maneira paciente e amistosa para gerar resultados positivos.

Seja humilde

Como citamos acima a respeito da humildade, ela é um dos pontos-chave para desenvolver empatia no ambiente de trabalho, pois, não existe uma verdade absoluta de tudo.

Especialistas comprovam que a humildade gera resultados melhores do trabalho em equipe. Todo colaborador, que deixa o individualismo de lado entende que é possível sempre aprender com o outro.

Tal consciência produz novos conhecimentos, melhores desempenhos coletivos e estão mais propensos a atingirem metas estabelecidas pela empresa.

Tenha autoconhecimento

Preste atenção na maneira com qual está oferecendo apoio a um colega de empresa, pois, não se trata de abandonar as suas obrigações para solucionar o problema do outro, mas sim, de compreender o seu momento primeiro para viabilizar uma suposta ajuda.

Tenha autoconhecimento das suas responsabilidades, onde o seu acolhimento não se torna uma queda de rendimento, pois, muitos dos casos, é possível uma apropriação do problema alheio pode se transformar em algo negativo ao seu favor.

No ramo corporativo seja protagonista da sua jornada, pois, a sua evolução profissional passa por tarefas realizadas e não abonadas. Os seus conhecimentos e aperfeiçoamento devem fazer a diferença no seu cotidiano, por isso invista em treinamento de inteligência emocional, cursos e mentoriais.

Observe bastante

Quando praticamos a empatia no ambiente de trabalho, é importante observar a maneira que estamos fazendo isso, pois, muitas vezes, passamos a aconselhar do ponto de partida do nosso conhecimento.

Sendo assim, cometemos um erro, porque as pessoas vêm de “mundos” diferentes do nosso. A forma que ela enxergar um desafio pode ser divergente. Isso, não quer dizer que ela esteja errada, mas que as suas próprias experiências.

Mas como se tornar mais empático sendo cauteloso? Simples, procurar entender e observar todos os contextos que ele está inserido. A sensibilidade está relacionada com a proximidade da situação, ou seja, quanto perto estiver dos sentimentos, mais empático será.

Considerações finais sobre a empatia

Por isso, podemos entender que empatia no ambiente de trabalho são importantes para ocupar cargos de grandes responsabilidades que requerem humildade, paciência e observação.

Portanto, são relações corporativas e desenvoltura profissional, tornam as metas individuais e coletivas algo acessível a todos. Fazendo da rotina humana um constante desafio e um olhar sensível aos demais.

09/11/2022