Desafios na liderança

28/10/2022

group

Compartilhar

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

O ano de 2022 marcou como um novo recomeço e desafios na liderança.

Depois de um ano pós-pandemia, com a retomada de atividades presenciais, parte das empresas optaram para o sistema híbrido ou home office e liderar uma equipe remota trouxe novos desafios.

O trabalho remoto se tornou quase que inevitável.

Reuniões através de aplicativos de chamada de vídeo se tornaram comuns e boa parte das pessoas tiveram que se desafiar a nova tecnologia. 

Afinal, conduzir uma equipe pelo virtual foi bastante penoso e hoje é algo recorrente na rotina de muitos colaboradores. 

Sendo assim, para muitos líderes o momento foi de repensar em uma nova forma de coordenar e operar.

Começando pela necessidade de se comunicar bem e com menos ruído possível, por e-mails, áudios, vídeos e mensagens.

Para André Minucci, Mentor de Empresários da empresa Minucci RP, “a comunicação da liderança deve ser clara e importante para o bom funcionamento de um time, e isso precisa estar alinhado com os feedbacks”.

Por isso, manter-se conectado nunca se fez tão necessário, para avaliar o trabalho do colaborador.

“O líder precisou compreender seu papel e seguir com os desafios na liderança, continuar com a equipe motivada, transmitir confiança e inspirar os colaboradores” destaca Minucci. 

 

Desafios na lideranca

 

Comportamento e desafios na liderança

De acordo com o especialista também há uma mudança de perfil que atualmente exige que o líder tenha uma postura mais humanizada.

A preocupação com a saúde mental,  intenso crescimento pós-pandemia, uma pesquisa realizada pela consultora global Great Place to Work diz que  97,2% das empresas consideraram a saúde mental como um ponto relevante, e 80% confirmaram que isso aumentou depois da covid-19.

Entretanto, para o especialista, é preciso que os líderes entendam o comportamento das pessoas em seu time e a dificuldade de cada um.

Ainda segundo a pesquisa, 94,3% pretendem investir na preparação de treinamentos de liderança.

“Muito líderes se sentem hoje mais preparados que antes, além de conseguir fazer reuniões online sem ter que se deslocar, comenta André. 

Em suma, “existem técnicas e ferramentas no treinamento de liderança, muito importante para cultura organizacional, além de inspirar outras pessoas da empresa”, finaliza André. 

 

28/10/2022